Em conversas informais que mantenho com pequenos e médios empresários, é ainda comum ouvir deles a seguinte frase: “Não temos condições de fazer marketing. Propaganda requer muito dinheiro e a minha empresa não tem recursos pra isso. Marketing é coisa para grandes empresas”.
Esse pensamento é um grande equívoco. Mas isso ainda acontece porque muitos empresários não sabem exatamente o que é marketing e qual sua função. Acreditam que marketing se resume a propaganda e publicidade. Na realidade, as atividades de marketing vão muito além dessas ações de comunicação e promoção.
Mas então, o que é marketing? Marketing é o conjunto de atividades desenvolvidas pela sua empresa visando reforçar o relacionamento com seu cliente. O grande objetivo do marketing é conquistar e manter o seu cliente satisfeito. É criar valor para o seu cliente. E para isso, a empresa não conta apenas com a propaganda.
No seu dia a dia, mesmo sem saber, você tem praticado o marketing dentro da sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte. Você pratica o marketing quando conversa com seu cliente tentando identificar o que necessita e se está satisfeito com os serviços recebidos; quando monta a vitrine de sua loja buscando chamar a atenção dos que por ali passam; quando treina seus funcionários para um bom atendimento aos clientes; quando define os preços de seus produtos buscando ser competitivo no mercado; quando decide pelos produtos e serviços a serem oferecidos à sua clientela; quando mantém bons relacionamentos com seus fornecedores e distribuidores; quando define planos de incentivos e benefícios aos seus funcionários; quando estuda seus concorrentes e o mercado em que atua visando identificar oportunidades e ameaças.
As empresas estão sempre fazendo marketing. E não importa o ramo de atividade: comércio, indústria ou prestação de serviços. Todas as organizações possuem cliente; então todas devem praticá-lo objetivando justamente reforçar o relacionamento com este cliente. Marketing não deve ser usado apenas para ganhar novos clientes; deve ser usado também para manter os clientes que já possui.
Como podemos perceber, praticar marketing não exige, obrigatoriamente, muito investimento financeiro. O que não podemos esquecer é que, como todas as outras áreas de uma organização, o marketing requer planejamento. Isso significa colocar no papel tudo o que se deseja fazer, antes de colocar as ações em prática. Significa definir objetivos, ser organizado, estabelecer prioridades, definir estratégias e decidir pelas ações. Tudo isso é plenamente viável em uma pequena empresa.