O PAPEL DO CONSULTOR DE MARKETING NAS EMPRESAS

O consultor de marketing deve ser o agente de mudanças dentro de uma organização. Ele tem a missão de auxiliar o empresário não só na solução de problemas mas, sobretudo, no atingimento dos objetivos comerciais da empresa. Utilizando-se de seus conhecimentos e experiência na área de marketing e vendas e de suas técnicas e metodologias de trabalho, o consultor de marketing tem o papel de ser o agente de desenvolvimento da organização.

Cabe a ele identificar, diagnosticar, estudar e propor soluções a problemas comerciais e de marketing das empresas. Por ser um profissional que necessita de constante atualização, o consultor tem acesso a informações, tendências e inovações que muitas vezes não estão disponíveis ao empresário. O consultor precisa saber enxergar oportunidades onde os outros vêem problemas.

Muitas empresas procuram por consultores de marketing quando enfrentam problemas em seus negócios, como queda nas vendas, perda de participação de mercado, redução de faturamento e acirramento da concorrência, entre outros. Ou seja, muitos empresários enxergam nos consultores bombeiros com a missão de apagar incêndios, ou solucionar problemas. Na realidade, a consultoria tem um propósito ainda mais abrangente e de cunho profilático. As organizações devem procurar pelos serviços de consultoria de marketing para auxiliá-las no desenvolvimento do seu planejamento estratégico, na definição de estratégias de marketing e na execução de ações de comunicação.

O consultor de marketing, utilizando-se de suas habilidades e competências, tem a capacidade de propor melhorias, explorar oportunidades, alavancar os negócios e tornar a empresa ainda mais competitiva. O que estou querendo dizer é que os empresários devem contar com os serviços do consultor de marketing não só em épocas turbulentas, mas sobretudo em épocas de calmaria. Isso porque o mercado muda constantemente, e quando isso acontece, as organizações devem estar preparadas.

Os empresários devem considerar o consultor como um verdadeiro conselheiro de seu negócio. Assim como não podemos procurar um médico apenas quando estamos nos sentindo mal, o empresário não deve esperar por uma crise para contratar um consultor. Por mais empreendedores e competentes que sejam, nem sempre os empresários conseguem enxergar e perceber tudo o que se passa em sua empresa e em seu ambiente de negócios. Aí é que entra o trabalho do consultor.

É importante também salientar que todo trabalho de consultoria deve ser único, individualizado, personalizado e desenvolvido de acordo com as necessidades da empresa-cliente. Sendo assim, o valor cobrado por um consultor deverá ser coerente com as pretensões e a capacidade financeira do seu cliente. Afinal de contas, todas as empresas dependem de seus clientes e o papel do marketing é justamente reforçar o relacionamento entre a empresa e seus consumidores através da criação de valores.

Por: Fábio Iwakura

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