VOCÊ TEM MAIS CONCORRENTES DO QUE IMAGINA

Uma grande preocupação do que todo empresário deve ter é com os seus concorrentes. Afinal de contas, eles dificultam o seu negócio, impondo dificuldades, disputando o seu cliente e comprometendo a sua lucratividade. O concorrente deve, sempre, ser um dos principais referenciais de sua atividade. Monitorar a concorrência demonstra a visão estratégica de um empreendedor.

Se eu lhe perguntar quem são os seus concorrentes, acredito que você, empresário, não terá dificuldades em responder. Você mencionará o empreendimento que oferece os mesmos produtos e/ou serviços que a sua empresa, correto? Não, necessariamente.

O seu concorrente não é aquele que oferece a mesma mercadoria que você. O seu concorrente é aquele que briga pelo mesmo dinheiro do seu cliente. Vamos exemplificar: um jovem consumidor que caminha pelo centro de nossa cidade com a intenção de comprar um presente de Natal para a sua namorada vai se deparar com muitas possibilidades. Ele pode, com o dinheiro que carrega na carteira, entrar em uma perfumaria e comprar uma colônia; ou em uma loja de confecções adquirir um vestido; ou ainda comprar um par de sandálias em uma loja de calçados; pode também se dirigir a uma chocolateria e levar pra casa um linda cesta com produtos deliciosos.

Ficou claro? Perceba que o foco da concorrência não está no produto, e sim no cliente. Concorrentes são todos aqueles que competem pelo dinheiro do seu consumidor. Se esse jovem consumidor do exemplo acima, gastar o seu recurso com uma cesta de chocolates, não poderá entrar em sua loja de confecções e comprar uma peça de roupa para a namorada. Também não poderá gastar com um par de sapatos em sua loja de calçados. Como podemos constatar, você tem muito mais concorrentes do que imaginava. A sua (dura) missão é chamar a atenção do consumidor para a sua loja, o seu produto e seus benefícios.

Precisando de um auxílio em seus negócios? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@inteligenciaconsultoria.com.br ou Whatsapp: 43 8404-0482

Copartilhe no Facebook
Copartilhe no Twitter
Copartilhe no Linkdin
Copartilhe no Pinterest