Image of businessman drawing business plan on white banner

Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

Segundo o IBGE, o profissional liberal é aquele que trabalha explorando uma atividade econômica de forma autônoma, com ou sem sócio e empregados. Utiliza predominantemente o exercício técnico e intelectual de conhecimento, sem intervenção de agentes externos ou vinculação hierárquica.

profissional liberal empreendedor é aquele profissional com conhecimento técnico que tem a demanda por seus serviços aumentada e percebe a oportunidade de transformar-se em uma empresa, uma organização, expandindo seus negócios. Portanto, é necessário que o profissional liberal mude sua postura, sendo mais empreendedor.

Para que o profissional liberal tenha sucesso, é muito importante que ele tenha algumas características empreendedoras. A partir deste post, falaremos uma a uma quais são essas habilidades necessárias. Nosso objetivo é mostrar que ser profissional liberal e empreendedor têm algumas semelhanças.

– Conhecer o ramo de atuação, buscar sempre novas oportunidades e tomar a iniciativa: Faz parte da formação do profissional liberal deter o conhecimento técnico. Durante o curso de graduação todo direcionamento é dado para as habilidades necessárias para a execução da sua atividade. Portanto, na maior parte dos casos, o profissional liberal conhece o ramo de atuação.

Buscar novas oportunidades significa estar atento ao que acontece a sua volta. Muitas vezes ficamos presos a ideias e conceitos preestabelecidos. Precisamos muitas vezes mudar a forma como vemos as coisas. Principalmente no campo profissional, as mudanças têm acontecido com frequência. Por isso é importante buscar novas referências, oportunidades fora do nosso foco de atuação, do local onde trabalhamos, etc.

Tem um ditado popular que diz: “Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”. Esse, talvez, é o maior exemplo de iniciativa. Tomar a iniciativa significa não ficar esperando. Muitas vezes nos acomodamos com uma situação que nos parece confortável. Mas as mudanças não acontecem sozinhas. Temos que procurar, buscar, ir atrás. Sair da “zona de conforto” e procurar o que queremos.

 

Por: Luiz Fernando Anselmo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos requeridos estão marcados *

Você pode usar <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE